01 dezembro 2015

Como uma empresa destrói sua marca: a Sony e eu


Você se lembra da série “Missão Impossível”? Depois até virou filmes com o Tom Cruise. No inicio, tinha sempre aquela cena clássica, com a mensagem da missão sendo passada aos agentes, onde se ouvia no final: “Está mensagem se autodestruirá em cinco segundos!”. Surgia uma fumacinha e a mensagem ia para a cucuia... Pois bem, me senti assim com a minha TV Sony. O pior é que não sou apenas eu, são centenas (ou será milhares?) de consumidores na mesma situação.
Você compraria um produto que custasse em torno de R$ 3 mil reais e que durasse apenas 2 anos, ou menos, virando fumaça depois disso? Pois é, o desavisado aqui fez isto em agosto de 2013. Feliz da vida, comprei uma TV Sony Bravia 50'' (modelo 50W705A), pagando exatos R$ 2.999,00 (NF 1657609).
Veja, estou com quase 50 anos e comprei esta TV para a sala da minha casa nova, pois a Sony havia conseguido, ao longo de tantos anos, construir um excelente conceito de marca em mim. Para os demais cômodos, escolhi outras marcas e modelos mais baratos e com reputação de menor qualidade. Mas na sala, não, eu queria uma Sony! Erro meu.
É inacreditável como certas empresas gastam milhões em propaganda e marketing, tentando imprimir uma imagem de qualidade, tecnologia e segurança em seus clientes potenciais para, então, jogar tudo pelo ralo, após o cliente gastar seu dinheiro com elas. Para mim, foi assim com a Sony.
Se você entrar no site deles, verá escrito: “Na Sony, nossa missão é ser uma empresa que inspira e satisfaz sua curiosidade. Nossa paixão infinita por tecnologia, conteúdo e serviços, além da incessante busca por inovação, permitem com que possamos oferecer emoção e entretenimento inéditos de maneiras que só a Sony é capaz. Criando novas culturas e experiênciasTudo o que fazemos é para trazer emoção.
Analisando-se friamente, esta declaração de missão não deixa de ser verdade: a Sony me proporcionou enormes emoções , todas desagradáveis, desde que percebi a péssima escolha que fiz ao adquirir uma TV da marca deles.
Vou resumir o que aconteceu comigo – e com mais um montão de outros clientes, como pude constatar –, para que você entenda que tipo de emoção e experiências se pode ter ao escolher uma Sony.

QUANDO A FICHA CAIU

No dia 27 de setembro último, ou seja, com apenas dois anos de uso, a tela da minha Sony Bravia começou a tremer do nada. Desliguei e liguei a TV. O problema persistiu. Era tarde e não havia como ligar para o SAC da Sony. Entrei na Internet para buscar uma solução. Foi quando percebi que poderia ter feito uma má opção ao comprar uma TV desta marca: encontrei inúmeros relatos de clientes que enfrentaram o mesmíssimo tipo de problema com os televisores da Sony!
Mas eu sou uma pessoa de fé! Mesmo cheio de receios e suspeitando ter entrado numa barca furada, liguei para a Sony no dia seguinte. A orientação recebida foi ligar e desligar a TV e reiniciá-la. O básico do básico, como se eu já não tivesse feito isto.
Por fim, me indicaram uma Assistência Técnica. Entrei em contato e confirmei todos os meus temores: quem atendeu disse que o problema era comum e que as pessoas normalmente desistiam do conserto, dado o alto valor – exatamente como nos relatos que havia visto na Internet!
Só para você ter uma ideia, dias depois, veio o orçamento:
. R$ 100,00 pela visita;
. R$ 328,00 pela mão de obra e...tchan... tchan... tchan...:
R$ 2.390,00 pela troca de placa!!! 
Isso, mesmo, ao todo, R$ 2.818,00 para consertar um produto de R$ 2.999,00, após somente dois anos de uso!
Como sou um sujeito curioso, pesquisei um pouco mais. Na verdade, apenas no site de reclamações ReclameAqui, é muito fácil verificar que existem hoje mais de 15 mil reclamações contra a Sony. Destas, mais de 6 mil estão relacionadas com seus televisores e, dessas, quase 4 mil, à linha Bravia. Sim, são estes os números. A Sony é classificada neste site como uma empresa "Não Recomendada", com uma nota de 2,61 de dez pontos possíveis!
Sendo ainda mais específico, só no ReclameAqui existem pelo menos 112 reclamações específicas ao modelo exato que comprei: o 50W705A. Em outros sites de reclamações, nas redes sociais e no Youtube é também muito fácil encontrar mais e mais relatos e vídeos demonstrando o mesmo: o produto quebra depois de um período médio de dois anos, ou menos, e para consertar o cliente gastará o equivalente a comprar uma TV nova!
Pensa comigo, mesmo que o cliente tenha adquirido a tal da "garantia entendida", ela é de mais um ano, além do primeiro ano de garantia do fabricante, certo? Se eu não estiver errado, o problema ocorre quando as duas garantias já caducaram... Só eu acho isso estranho?
Deixe-me ser mais detalhista para que você entenda que esta situação não é apenas um blá, blá, blá de cliente insatisfeito: relatos na Internet citam até a questão de “vício oculto” nas telas das TVs da Sony, ou seja, problemas com a qualidade dos componentes usados ou com o processo de fabricação! Isto constatado por avaliação técnica de Seguradoras. 
Procurando um pouco mais, você encontrará também até abaixo-assinados com petições de clientes se sentindo lesados com a aparente "obsolescência programada e defeitos na tela de TVs da Sony". Achará também processos em andamento, onde a empresa é processada por não ter resolvido este tipo de problema, mesmo com os produtos ainda dentro do prazo de garantia.

CADÊ O RECALL? 

Será, realmente, que os executivos da Sony acham isto tudo normal? TVs são bens de consumo duráveis, ou seja, aqueles que podem ser usados várias vezes e durante longos períodos. Não vejo ser correto uma TV parar de funcionar após 2 anos de uso. Ainda mais não sendo um problema isolado, mas que se repete com diversos clientes da Sony, como mostra a Internet.
Isto tem cheiro de ser um problema crônico, já conhecido de longa data pela Sony. Penso que algo vendido por um valor tão alto não poderia ter uma durabilidade tão ínfima. Mais ainda, cobrar para consertar um problema não causado pelo cliente, então, é coisa inconcebível.  Por que a Sony não segue os exemplos das Montadoras, que a torto e direito fazem RECALLS dos carros, assumindo publicamente seus erros?

A SITUAÇÃO PODE SER AINDA PIOR

Existem notícias do final de 2014, nas quais a Sony dava sinais que iria tirar o foco das áreas de TVs e Smartphones. Segundo seus executivos, a empresa faria o possível para voltar a dar lucros. Em fevereiro deste ano, a Agência Reuters divulgou a declaração de seu CEO, Kazuo Hirai, que dizia que a empresa realmente abandonaria estas duas áreas.
Agora, a pergunta que faço é a seguinte: se isto é verdade, porque eles ainda estão vendendo TVs no Brasil? Numa simples busca, feita hoje, encontrei facilmente televisores da Sony, com características semelhantes aos da TV que comprei, ainda sendo vendidos.
Seus preços? Desde R$ 2,5 mil até R$ 19 mil. Pensa comigo: apenas por hipótese, imagine a encrenca que um consumidor pode ter, ao comprar um produto de tão alto preço e ele simplesmente pifar, como no meu caso e no de tantos outros clientes? Mas eles estão ai, sendo vendidos!

MINHA VIA-CRÚCIS E A SOLUÇÃO DA SONY

Voltando ao meu caso, a duras penas consegui fazer com que minha situação chegasse aos ouvidos da Sony. Não sem antes perder horas e horas tentando enviar uma simples carta pelo site deles – a página simplesmente rejeitava meu texto, mesmo eu seguindo à risca as normas impostas ao texto.
Também tive que passar pelo dissabor do atendente do SAC da Sony simplesmente derrubar minha ligação, no meio da conversa, quando eu apenas tentava saber como poderia enviar a bendita carta à empresa. Decidi buscar outras formas de contato com eles: escrevi para a Assessoria de Imprensa da Sony, falei com jornalistas amigos meus, coloquei no Facebook e no Twitter. Deu certo, pois, no dia seguinte,  ligou uma mocinha educada, dizendo ser da área de “Casos Especiais” da Sony.
Com esperanças e energias renovadas, repeti toda minha história para ela e enviei um e-mail, registrando tudo o que havia ocorrida até aquele momento. Cinco dias depois a mesma mocinha me ligou novamente com a solução: "A Sony propõem dar um desconto para você consertar a sua televisão!" 
É isto mesmo, um desconto! Tal qual descrito nos inúmeros relatos que podem ser facilmente verificados na internet. Será que somente eu interpretei tal “solução” como estranha ou possivelmente arrogante? O que você acha?
Segundo a área de “Casos Especiais” da Sony, haveria duas possibilidades:
1) O conserto da TV ser feito sem a cobrança da visita do técnico (lembra dos R$ 100,00?) e com algum tipo de desconto sobre a placa defeituosa, ou;

2) Na inviabilidade técnica do conserto, a venda de um modelo “superior”, também com algum tipo de vantagem financeira.
Bem, seja como for, respondi que realmente não tinha interesse algum de investir qualquer recurso a mais, nem que fosse 1 centavo, com a marca Sony diante de um problema tacitamente ligado à qualidade dos componentes do televisor adquirido. Por fim, perguntei se aquela era a última posição da Sony. A atendente disse que não e que iria levar novamente o caso aos seus superiores.
Apenas para que você não fique imaginando que poderia ter sido um bom negócio aceitar o tal desconto, num relato de outro cliente, com o mesmo produto e o mesmíssimo problema, a Sony propôs reduzir o custo do reparo de R$ 2.750,00 para módicos R$ 1.780,00! E isso, agora, dia 19 de novembro. Será que ela não sabe que há alternativas, como por exemplo, adquirir outra TV– e, logicamente, de outra marca? 
Bem, foi a última vez que recebi um contato da Sony. Até hoje, já se passaram 3 semanas deste último contato... Até cheguei a escrever novamente para a tal área de “Casos Especiais” da Sony. Mas, nada, nenhum retorno. Seja por telefone ou por escrito. Aliás, em nenhum dos e-mails que enviei, obtive um retorno por escrito. Isto me faz passar pela cabeça as seguintes hipóteses:
1) A Sony não dará qualquer resposta, esperando que eu apenas me canse;

2) A estrutura da empresa terceirizada, que presta este serviços para a Sony, é orientada a não responder nada por e-mail. Caso seja isto, qual será o motivo?

3) Esta equipe de atendentes é mal capacitada, e como ainda não houve um retorno interno da Sony, seus integrantes não compreendem a importância de manter um cliente informado do que está acontecendo;

4) Os executivos da Sony não estão cientes do baixo nível de serviço sendo prestado pela estrutura dedicada aos seus clientes.
Podem haver outras razões, mas foram estas que me passaram pela cabeça.

CONCLUSÃO

Entenda que a pergunta original que fiz à Sony ao relatar meu problema foi simples: queria apenas saber se eles fariam algo! Nunca pedi, nem exigi nada, apenas relatei. Mas, de certa forma, a resposta foi dada: a Sony não fará nada, nem comigo nem com os demais clientes que tiveram o mesmo problema que eu – ou será que posso dizer, que cometeram o mesmo erro que eu?
Como disse, as montadoras vivem fazendo RECALLS para seus carros. Será que é porque percebem que seus erros podem causar acidentes e mortes? Mas se pensarmos bem, quanta infelicidade a Sony está causando aos seus clientes, famílias e lares com este tipo de postura? Quanta alegria acaba se tornando tormentos e tristezas?
Você pode me perguntar se farei algo. Não, não farei nada além do que estou fazendo aqui: contar a minha história. Quanto a você, tire suas próprias conclusões e tome suas próprias decisões quando for comprar uma nova TV. Você tem amigos? Parentes? Conhecidos? Vizinhos? Decida você mesmo se eles merecem estar cientes de tudo isto.
Alguns podem até querer me sugerir a entrar na Justiça, no Procon etc. Mas, todos sabemos o quão lento e complicado é isto no Brasil. Na verdade, como consumidor e cidadão brasileiro, me sinto desamparado, seja pelo Governo, pela Justiça, pela Saúde, pela Segurança. Fico pensando se empresas como a Sony têm a mesma postura com seus clientes nos EUA, na Europa ou no Japão...
Talvez seja exatamente atrás de todo este desamparo que muitas empresas se escondem. Blindados por termos de garantia e uma Lei cada vez mais morosa e cara, continuam a ignorar seus clientes, certos de que com um marketing maravilhoso conseguirão sempre atrair novos consumidores incautos. A nós, só resta o nosso direito final: optar por não comprar.
Na verdade, o que mais me motivou a escrever todo este texto foi meu filho menor, com 9 anos, ter perguntado o que faríamos com a “TV grande quebrada”. Sorrindo, ele sugeriu: “– Posso usar a TV como alvo no meu aniversário? Eu e meus amigos podemos usar estilingues e ver quem acerta. Bela sugestão...

23 comentários:

  1. Tive um pouco mais de sorte, a minha parou de funcionar exatamente depois de 4 anos e alguns meses de uso, como o mesmo problema na placa. Enquanto a minha antiga de tubo continua funcionando sem nenhum problema a mais de 16 anos. Vergonha!! Nunca mais compro nada da Sonny.

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    1. Gostei...kkk Sou da época da Telefunken. Eu e meus irmão nascemos com espaços de tempo de 5 anos. Dizíamos que era quando a televisão quebrava e tinha que chamar um senhor Alemão para trocar as válvulas, Ela deve ter durado uns 20 anos ou mais... Saudades, não é mesmo?
      Obrigado por compartilhar!

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  2. os produtos que são vendidos no brasil, são de 2 linha, ou seja, não passam no controle de qualidade para serem vendido nos eua e europa. é normal para todos fabricantes; carros, eletrônicos etc.

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    1. Sim, parece que é esta a regra. Mas, olha que curioso: acabei de receber um email de um amigo que viveu anos no Japão. Segundo ele, lá a marca Sony também é tida como de baixa qualidade, assim como os carros da Suzuki. Ou seja, no caso da Sony, parece que está explicado os prejuízos apurados em seus balanços de exercícios fiscais anteriores....

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  3. Pois é Renato, eu também sou sou da época da Telefunken. O que conheço de gente reclamando da Sony, como se dizia na na gíria, não está no gibi. O que mais me preocupa é a letargia dos órgãos de defesa do consumidor que, em outros países que em casos como este, dá cadeia e a empresa pode ser fechada. Afinal eles estão de acordo com a sua missão: "Tudo o que fazemos é para trazer emoção”. Só que é uma emoção muito desagradável para o consumidor. Não compro nunca mais produtos da Sony.

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    1. Por isto acredito ser importante divulgar o máximo possível esta situação, para que, pelo menos outros consumidores sejam avisados e possam tomar suas decisões de compra de forma mais embasada. Diante deste abandono, nossa força está no poder de comprar ou mão comprar uma marca, em função de sua responsabilidade com seus clientes!

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  4. Olá Renato. Vivi situação igual porém com a Samsung. Em resumo, deixei a TV na assistência técnica para que eles jogassem no lixo e para minha experiência, nunca mais compro TV desta marca. Excelente seu artigo, pois reflete a realidade do que acontece com a qualidade dos produtos atuais, ou seja, são feitos para durar até a validade da garantia. Abs. Cicero

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    1. Obrigado por compartilhar. No meu caso, acho que não vou deixar na assistência técnica para eles jogarem fora. Vou atender a vontade de meu filho e deixar ele dar umas estilingadas na Sony...kkk

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  5. Prezado Renato,
    Este caso me traz algumas constatações:
    - o serviço de 'autesourcing' (assim mesmo todo trocado e simplificado) de atendimento a cliente, que devido a enerme falta de visão e estratégia, simplifica e economizando justamente na "experiência do cliente". Eu que trabalho em um grande fornecedor de soluções de atendimento a cliente, entendemos que 'experiência do cliente' significa que a empresa/fabricante irá comprometida e 'engajada' no problema do cliente para resolvê-lo de forma rápida e encaminhar a solução do problema de forma simples e transparente. Não é atender o cliente e 'estar registrando' a sua reclamação/problema, para estar encaminhando ao departamente, tudo isto no mais perfeito 'gerundês' da tradução. Sua estória me lembra muito (por semelhança) o caso da "United Airlines Breaks Guitar"; pois o caso foi até a mídia, e o cliente, um músico/compositor, viu o seu violão acústico ser quebrado, e após registrar o 'quebra de bagagem' nunca recebeu uma única coisa que ele mais pedia um simples "nos desculpe por quebrar a sua guitarra". O cliente não desejava um reembolso dos US$ 10,000.00 (dez mil dolares, para consertar um violão acústico feito por encomenda, para o músico).Por causa da repercução nas rede sociais e na mídia as ações da United Airlines recuaram 1% (atualmente a empresa ja faliu e foi incorporada por outra empresa aérea - p.s. mas não por efeito da quebra do violão). O caso da Brastemp também foi mais um exemplo ("Não é uma Brastemp" - oboreli45223). Resumo Falta de visão de atendimento, um pais que precisa de um conjunto de leia para que a empresa se comprometa a atender um cliente (Lei do COnsumidor).
    - Outra situação é a não comunicação oficial da 'obsolecência forçada' dos produtos que a nossa geração se acostumou a ter por muito tempo em nossos lares (micro-ondas, televisores, geladeiras, máquinas de lavar roupa, computadores, tablets, etc.). Nunca saberemos qual a real estratégia dos produtos de uma empresa, mesmo que por nós muito conceituada. Sempre nos sentiremos vítimas deste tipo de abordagem, por que costumávamos respeitar e confiar os 'donos das empresas' (Ford, Edison, Hewllet-Packard, Steve Jobs; e no seu caso Akio Morita) e suas empresas e produtos. Com a passagem de vários destes e a re-passagem de suas empresas/produtos para outros, nos deparamos com a fria desilusão que não é a mesma empresa, o mesmo produto, o mesma respeito pelo consumidor.
    Para as duas situações, noss ageração conta com uma ferramenta multiplicadora que são as "Redes Sociais" para compartilhar nossa frustação e descontentamento entre nosso círculo de amigos, conhecidos, colegas de trabalho e o mundo. Antes possuíamos apenas poucos formas de demonstrar nosso descontentamento e desagravo. Atualmente além de compartilhar o desgosto de mau atendimento ou mau produto, podemos compartilhar as situações que deram certo.
    Obrigado por compartilhar esta sua estória e agora sei que não devo adquirir nem Sony, nem Samsung, e eu que tenho uma Phillips estou ficando sem opções...
    Nossa geração (ger X) se acostumou com a TV como centro de entretenimento e cultura, as novas gerações encontraram nas plataformas móveis uma alternativa diferente e alternativa.
    Mas ainda pretendo trocar a minha televisão, mas vou pesquisar muito antes de cair no conto do 'black friday'...
    Abraços

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    1. Obrigado por compartilhar Eric. O que mais me deixa triste é que as pessoas nem acabam compartilhando mais estas histórias de horror, pois elas acabam sendo lugares-comuns. E empresas que adotam estas posturas como a que descrevi da Sony comigo, devem até contar com isto, com todo o desalento do consumidor. Não acredito que minha história vai gerar um novo efeito "guitarra", fazendo com que a Sony abra os olhos para o que aconteceu comigo e outros clientes e proceda com o reconhecimento de suas falhas e a necessidade de um RECALL. Todavia, acredito que quanto mais esta história for compartilhada, mais consumidores futuros poderão tomar decisões mais bem-embasadas! Abraços e uma boa passagem de ano!

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  6. Olá Renato, fico imaginando se isso acontecesse com um carro de valor médio R$ 50.000,00 que após 2 anos de uso o sistema de Injeção ou qualquer outra parte do motor apresentasse um defeito.
    E a solução dada pela montadora fosse troar o motor por módicos R$ 45.000,00
    Mas nos dias de hoje uma notícia corre pelas redes sociais em poucos segundos.

    Boa Sorte !


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    1. O mais engraçado é que a placa que para de funcionar simplesmente INUTILIZA a TV. Vira pó, se autodestrói. E para "consertar" você tem que gastar o mesmo valor de uma nova. É triste.... Espero realmente, Diógenes, que as pessoas compartilhem esta história, para que a consciência de todos se abra cada vez mais. Uma passagem de ano de paz, fé e amor para você e toda a sua família!

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  7. Renato,
    Passei por casos parecidos com um notebook Sony Vaio... Comprei por que era a grife dos notebook, era status ter um Vaio da Sony...
    Ledo engano, o produto e um LiXO, A SONY É UMA LOUCA, O ATENDIMENTO É LAMENTAVEL... E hoje já estou de Dell...
    Sony, nem de graça...

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    1. Olá Henry! Por isto acredito ser importante conscientizar o máximo de pessoas sobre esta postura que parece ser padrão, para que outros consumidores possam tomar suas decisões de forma mais consciente. Caso deseje, pode compartilhar! Abraços!

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  8. Parabéns pela atitude Renato.
    Passei por uma situação semelhante com a Philips, há alguns anos atrás, onde fui obrigado a jogar uma TV seminova no lixo.
    Muitas pessoas não tomam uma atitude como a sua, talvez por receio de "comprar uma briga" com uma empresa gigante, e acabam se calando.
    Meu troco, desde a ocasião que tive esse problema até hoje, foi deixar de comprar os produtos dessa empresa. Muito pouco pela decepção, né?
    Mais uma vez, parabéns!

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    1. Não estou comprando briga alguma. Estou apenas relatando o que ocorreu comigo e, pelo que se nota, com diversas outras pessoas. O julgo será de cada um e a Sony vai colher apenas o que está plantando.

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  9. Caro Renato, Se verificar no reclame aqui um dos reclamantes sou eu , José Renato Accioly LIns, que inclusive coloquei a minha admiração pela Sony, Tv e receivers , que desde pequeno, e olhe que tenho 51 anos, aprendi a acompanhar e seguir com o seu alto grau de excelência com os produtos e consumidor. Por isso comprei 3 TVs led , sendo duas de 32 polegadas e a outra de 48 polegadas . Pontualmente quando venceram dois anos o que aconteceu:- imagem dupla !! Assim como vc , liguei para a Sony e fui orientado a levar a uma assistência técnica para emitir laudo e voltar a falar com a empresa. Isso feito, preço do conserto : 1.270,00 contra 1.340,0, o preço do televisor. A Sony após eu colocar no reclame aqui ofereceu uma TV de 42 polegadas com desconto para que eu pudesse adquirir. Ou seja, ao invés de resolver o problema e me restituir o valor ou outra TV , pasme , tentou vender-me outra!! Isso posto, apenas resta-me entrar com uma quixa no PROCON , o que será feito logo, para que pelo menos essa péssima marca que se tronou a Sony, seja listada nos maus fornecedores. Lamentável, mas são milhares de reclamações sem solução. Onde estão as autoridades brasileiras que sabendo disso, vide o PROCON ter esses registro, não tomam providencias severas?? Infelizmente o que nos resta , além do PROCON e da nossa indignação é tentar outra marca e divulgarmos o que pudermos para que os consumidores fujam da SONY!

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    1. Pois é José Renato, seu relato apenas confirma tudo o que coloquei. Você acredita que numa resposta que a Sony deu para O Globo ela disse que constatou apenas 6 casos como o nosso?
      Postura admirável: resolver um problema por sua negação....

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  10. Obrigado pela informação. tirei a Sony da lista de bens de consumo "compráveis". Produtos podem ter defeitos, ma o atendimento para resolver o problema deve ser impecável, e a solução justa. Senão, boa viagem para fora do mercado....

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    1. É por ai, Nelson Pigossi. Acredito que quanto mais pessoas souberem do tipo de tratamento que a Sony dá aos seus clientes e da qualidade real de seus produtos, mais clientes poderão tomar atitudes de compra mais conscientes. abração e obrigado por compartilhar!

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  11. Renato, me parece que isto não é uma exclusividade da Sony, tenho (ainda) uma Philips acho que 56 polegadas que cisma de dar problema na maldita placa sempre as vesperas das Copas do Mundo, só que agora na segunda vez a proposta foi exatamente identica a sua, porque não tinha a tal placa mas consegui a placa num "ferro velho digital" com garantia de 3 meses (sic!). Já passou e ela continua funcionando, mas creio que da proxima vez, já era. É a tecnologia com data de descarte. Não sei ao certo se é isso que eles chamam de INOVAÇÃO. maldi

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  12. Não vejo inovação nestas posturas. Vejo clientes sendo enganados, pois uma TV não pode durar apenas 2 anos e quebrar do nada, ainda mais num ponto tão vital, a placa de vídeo, que inutiliza todo o produto. Virá pó, lixo. Nossa única arma é não comprar mais. Eles nos causam prejuízos, mas se desistirmos da marca, ai o jogo muda. o pior é que uma empresa é, na verdade, um conjunto de pessoas. Ou seja, esta postura é na verdade dos profissionais que compõem a empresa. Devem ter sido formados em boas escolas e recebido orientações corretas sobre como tratar um cliente. Infelizmente, em algum momento tudo isto se perdeu. Um dia, a fica cai para eles. Obrigado por compartilhar Wagner!

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  13. Recentemente tive um problema parecido, com um aparelho de som que paguei R$ 450,00. No meu caso, o aparelho parou de funcionar 1 mês antes de vencer a garantia. Sorte a minha, né? Infelizmente, não foi bem assim! Como não estava encontrando a nota, levei à assistência autorizada e, pasmem, caso eu não apresentasse a nota, o conserto ficaria em míseros R$ 1.300,00. Isso tenho tudo registrado nas mensagens que recebi da assistência. Questionei quanto a este valor, considerando que o valor pago pelo produto era 3 vezes menos que isso! Mas, a atendente, muito simpática disse que produtos da Sony são caros mesmo!!! Enfim, consegui encontrar a nota e passei para a assistência. 1 mês depois, eles me ligaram dizendo que o aparelho não tinha conserto e que o produto tinha saído de linha. Mas, que a Sony propunha devolver o valor pago de acordo com a nota, isso, sem nenhuma correção. De imediato, não aceitei pois, queria um outro aparelho com as mesmas características, considerando, que não conseguiria comprar outro pelo mesmo valor. Apresentei meu caso ao Procon em Campinas e eles disseram para eu aceitar pois, apesar de a empresa ser obrigada a manter peças de reposição até 5 anos após tirar um produto de linha, o Procon não poderia fazer nada pois a empresa estava disposta a me reembolsar!!!! Aceitei receber o dinheiro para não perder tudo mas, não achei que esta foi a melhor solução. Sempre gostei de aparelhos da Sony. Em minha casa sempre tive celulares, notebook, aparelho de som e TV. Agora, depois de tantos relatos negativos, quando tiver que comprar algo, certamente não será mais da marca Sony.

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