10 dezembro 2012

Terra Networks Nunca Mais!


Pois é, iniciei minha segunda-feira, sem meu site e SEM QUALQUER RESPOSTA DO TERRA NETWORKS... Mesmo tendo enviado um e-mail para a tal Ouvidoria na sexta-feira passada, como escrevi em minha postagem anterior

Parece que eles não ouvem, nem falam, não respondem e nem resolvem. E ai, alguém sabe quem acata as reclamações a respeito de uma pretensa Ouvidoria? Lembrei da música do Chico Buarque: chame o ladrão... chame o ladrão... chame o ladrão... Será que uma Corregedoria da Ouvidoria seria uma boa ideia? Não sei...

Bem, liguei para o Terra hoje pela manhã, para verificar se minha solicitação tinha sido acatada. Um atendente chamado Felipe, disse que minha conta ainda estava ativa. Pediu meu nome, o CNPJ da minha empresa, o endereço de cobrança, a pessoa de contato cadastrado com eles etc... etc... etc... 

Ai veio a parte engraçada: mesmo eu me identificando como dono da empresa e dando todas as informações que ele pediu, o tal atendente me disse que eu precisava fornecer o CPF da pessoa cadastrada no Terra como contato que, no caso, era uma ex-funcionária da SaleSolution (sic!). 

Disse a ele que ela não estava mais com a gente, que eu não estava no escritório naquele momento... que a história do problema era longa, que eu queria apenas deixar de ser cliente deles... Sabe o que ele fez? Me transferiu para o Suporte Técnico (sic! Pasmem!!!). 

No Suporte, a moça disse que eu teria que ligar novamente para a área que eu estava falando anteriormente... Desliguei o telefone para manter a compostura...

Mas Deus é grande e no mesmo instante me ligou um tal de Daniel Mazur de Paula, se identificando como do Suporte do Terra Networks e me perguntando se eu "tinha backup dos dados que estavam em poder deles". Respondi que não - pensei: "Pô, eles são o Terra, eles que tinham que me dar a segurança! Alias, eu não tinha pois confiava neles!!!!"

Pois bem, o tal Daniel, disse que os dados tinham realmente sido perdidos e se eu concordava em ter, como ÚNICA REPARAÇÃO receber "12 meses de hospedagem gratuita". Vocês podem imaginar o que eu pensei? 

Eu não disse o que pensei, apenas pedi se ele podia cancelar meu contrato com eles. O cara até que foi prestativo. Me cancelou o contrato, mas não quis dar nenhum protocolo. Não entendi e perguntei se eu teria que acreditar única e exclusivamente nas palavras dele. Ele me respondeu que sim... (mais um sic!)

Pois é, no papo teve mais coisas, mas se eu ficar escrevendo aqui, vai entediar a todos... 

O gozado é que depois, no Twitter - pois eu havia colocado uma mensagem lá pela manhã também - apareceu a seguinte mensagem: "Terra Ajuda: ‏@terra_ajuda @renatoromeo Boa tarde, verificamos que ocorreu o cancelamento do contrato nesta 10/12/2012 sob protocolo S127A048O612" .

Pô, fui eu que cancelei, não eles! E os caras ainda têm a pachorra de me dar uma outra twitada, enviando uma pesquisa de satisfação!!!! É verdade! Dá só uma olhada: "Terra Ajuda ‏@terra_ajuda @renatoromeo Se desejar, responda a nossa pesquisa - http://scup.it/nt6 "

Peguntas que ficam: Por que eles ficaram me enrolando por dois meses, me cobrando mensalidades? Por que nunca recebi nenhuma comunicação da Ouvidoria? Por que o Daniel não quis me dar um protocolo? Por que o @terra_ajuda não sabia que eu mesmo é que tinha feito o cancelamento e colocou a mensagem acima, como se fosse algo que eles atenderam? Por que o tal do Felipe quis se livrar da minha ligação passando para outra área? Por que eles não tinham backup dos meus dados? Por que eles perderam meus dados? Por que eu fui ser cliente deste Terra Networks?

Pois é, perdi 14 anos de depoimentos de clientes, artigos, reportagens, colunas etc etc etc onde apareceram o nome da minha empresa e o meu próprio nome. Perdi toda a base de dados que ficava com eles. Perdi meu site. Perdi a confiança nesta empresa. 

Para mim, Terra Networks, nunca mais! Quanto a você, pense, reflita e se cuide!

Abraços!

Renato Romeo

PS: A reconstrução do site da SaleSolution vai ficar para o ano que vem. Por enquanto, nos vemos aqui no blog! Um excelente final de ano a todos os amigos, leitores e clientes!

12 comentários:

  1. Renato, sinto por seus dados. A sensação é horrível.

    Gostaria de deixar duas observações:

    - A empresa que aprender como atender seus clientes, em qualquer canal, da mesma forna que os mascates faziam será a próxima Amazon.
    (eu tenho um e-commerce e tento estudar isso na prática)

    - Experimente algum provedor de hospedagem americano. Alguns tem até atendimento em português. É como ir da água para um ótimo vinho.

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    1. Renato Romano, você me parece quase parente com este nome....rs....rs....rs
      Obrigado pelos comentários e pela dica!
      Abraços
      Renato Romeo

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  2. A incompetência de uma GRANDE parte das empresas nacionais, é alguma coisa que beira o absurdo. As que operam com um mínimo de credibilidade e responsabilidade, são exceções, num mar de inoperância, desleixo, falta de comprometimento, falta de respeito, e para que não dizer, falta de vergonha.
    É fácil reclamar de crises. O empresariado precisa olhar para o próprio umbigo, e descobrir que a crise está na verdade, dentro da empresa dele.

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    1. Pois é Andre,e quanto maior o grupo, pior. Me parece que o Terra é da Telefonica/Vivo. Me disseram, não tive nem vontade de conferir...
      Abração!
      Romeo

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  3. Professor...que coisa maluca!!! O Terra é muito ruim mesmo e não é de hoje. Há alguns anos tive um problema bem parecido com perda de dados e tudo mais. Foram mais de 60 dias para cancelar. Acho que é o padrão deles...não entro nem no site do Terra!!! É muito half-mouth...kkkkk

    Grande abraço!

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    1. Grande Jonas, pois é... E o comprometimento com os problemas que eles causam é zero! Acredito que nós, consumidores e clientes, devemos fazer nossa parte, ficando de olhos abertos e exercitando nosso poder de escolha... Só assim as coisas começam a mudar. Devemos ficar atentos quando o discurso das propagandas não bate com a prática do dia-a-dia...
      Abração!
      Renato Romeo

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  4. Renato, de uma olhada nesse site abaixo, que armazena dados antigos de sites, provavelmente motivado por acessos.
    Em todo caso, o link é:
    http://web.archive.org/web/20101031071859/http://www.salesolution.com.br/calendario.asp
    La tem informacoes que podem ser resgatadas MANUALMENTE.

    A Lecom é uma empresa que tambem desenvolve sites e caso você escolha empresas para o desenvolvimento do seu site no proximo ano, considera a Lecom e entre em contato:
    Ari Belone
    ari.belone@lecom.com.br
    011-98631-0878 - 011-4306-8900
    www.lecom.com.br

    Boa sorte e espero que recupere algumas informacoes.

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  5. Boa tarde Renato,

    Parabéns pelo blog que eu conheci hoje. A unica coisa pior que os serviços do terra é o seu atendimento ou a falta de...

    Priscilla

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    1. Obrigado Priscilla e seja muito bem vinda ao Vendas B2B espero que volte e frequente este meu cantinho, que na verdade não é meu, é de todos os interessados em profissionalizar vendas neste pais!
      Abraços!
      Renato Romeo

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  6. Olá Renato,

    Entendo sua total irritação, nem insatisfação já é mais, pois recentemente passei isso com a TIM, onde me jogaram para vários lugares e até hoje ainda não arrumaram o que por culpa deles aconteceu de errado.

    Referente ao seu caso, será que pelo código de defesa do consumidor fazendo isso valer, reclamando em todas instancias e até mesmo entrando na justiça eles não seriam obrigados a entregar seus dados novamente, pois sei o quanto é duro perder todo este material.

    E realmente cada vez mais os grandes provedores de serviços não só de internet mas em todos segmentos estão orientados a atender mal, o importante é a mensalidade que o cliente paga.

    Abraços

    Julio Cesar
    Rental Tech Locação

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    Respostas
    1. Julio, realmente não terei paciência para entrar por estes caminhos. Órgãos públicos, advogados,processos, tempo e energia gastos em local errado.
      Penso que meu foco deva ser nos clientes da minha empresa. Sei que parece ser uma atitude conformista, mas chega uma idade que você percebe que existem outras coisas de valor na vida.
      O importante não é ter razão, é ser feliz...
      Obrigado amigo!
      Romeo

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