14 abril 2010

A Antítese da Boa Prospecção

Já que estamos falando de ligações telefônicas para agendar um primeiro contato, quero dar um exemplo de uma que acabei de receber, que é o oposto de tudo que podemos chamar de um bom trabalho de vendas.

Há alguns minutos, recebi uma ligação de uma moça se apresentando como sendo do CREA - Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Ela me perguntou se prestávamos serviços para empresas de engenharia, pois tinha recebido a indicação da miha empresa. Respondi que sim, e citei algumas empresas para as quais já prestamos serviços.

Bem, ela me disse que tinha um projeto em mãos que visava os mais de 40 mil associados da entidade. Perguntei se eles estavam buscando melhorar a capacidade em vendas destas empresas e profissionais. Ela respondeu que sim e que gostaria de marcar uma reunião para apresentar este projeto. Começamos a ver a data e o horário. Num certo momento ela me disse que o tal projeto era "bem legal" e que eu "iria gostar"...

Não sei porque, mas tocou o "bip de roubada" na hora em mim e resolvi esmiuçar mais a situação... Pergunta vai, pergunta vem e acabei percebendo que era uma vendedora de uma editora de revistas setoriais que tem como o cliente o CREA - ou seja, até falsidade ideológica a moça usou, pois ela não é funcionária da entidade.

Desmarquei a reunião imediatamente e disse que ela precisava repensar a abordagem, pois credibilidade é tudo em vendas.

Fiquei com vontade até de ligar para o CREA para dizer o que os profissionais daquela editora estão fazendo, mas achei que a minha experiência serviria mais para ser compartilhada por aqui mesmo e alertar os leitores de meu blog.

o pior é que não sabemos se o CREA sade disso, se os diretores da editora sabem disto - estou poupando o nome da empresa -, se o gerente daquela moça sabe disso e nem mesmo se a moça tem consciência do quão errada e negativa a abordagem dela está sendo para ela mesma e para todos.

Quanto dinheiro se perde todos os dias por causa de coisas tão simples em vendas. Sabe o que é o pior? Ela até poderia ter um grande produto para vender... Lição: todos perdem com uma abordagem errada de vendas!

2 comentários:

  1. Também recebi a ligação desse pessoal. Achei estranho, mas paguei para ver e marquei a reunião: engodo total. No telefone vendem uma ideia e pessoalmente a realidade é outra.

    Abraço,

    Luis Fernando Klava

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  2. Bem, ai depende de quanto tempo você tem para investir em compreender as sacanagens que rolam por ai. Mas que deve ter sido divertido, deve...rs...rs...rs

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