22 agosto 2011

A Matemática das Vendas

Como a matemática se relaciona com vendas? Quem me fez esta pergunta meses atrás, foi o jornalista Márcio Simões, editor da revista “Cálculo – Matemática para Todos” da editora Segmento. Achei a pergunta instigante e marcamos um encontro em meu escritório. A conversa foi muito agradável e durou horas que passaram voando.

O resultado desta entrevista está na reportagem de sete páginas que saiu na edição passada da revista Cálculo. Confira a matéria na íntegra em http://www.salesolution.com.br/pdfs/midia/145.pdf e não perca a oportunidade de conhecer esta revista muito bacana na próxima vez que passar por uma banca.

Boa leitura e excelentes cálculos!

Renato Romeo

PS: Gostou do post? Deixe seus comentários e indique o blog para quem possa se beneficiar dele!

4 comentários:

  1. OI Renato,

    como sabemos quando haverá um novo treinamento em São Paulo ?

    Atn
    Fernando Marinho
    marinho_fernando@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Caro Fernando, peço que você encaminhe esta solicitação para a Camila@salesolution.com.br ela irá te responder.
    Cordialmente,
    Renato Romeo

    ResponderExcluir
  3. Renato;

    Veja que nóis tarda mas não farta.

    Desde o dia desta publicação estou com para lê-la, mas o tempo escasso só me permitiu fazê-lo agora.

    Essa matéria foi muito bem feita e focada em pontos cirúrgicos do processo e da mente do vendedor. Impossível não se enxergar, especialmente no momento em que me encontro.

    Mas notei um causo interessante. Temos vários pontos cruciais do processo baseados em históricos, desde a programação quantitativa do vendedor (como no exemplo do Leoni) até os fundamentais dados de retorno sobre o investimento.

    E cumé que eu faço se estou lançando um produto novo, que não tem histórico e nem paradigma concorrencial, porque é verdadeiramente inédito? Você acha que dá pra trabalhar com projeções e simulações?

    E como você adaptaria a retórica? Ao invés de dizer que a minha empresa ajudou X empresas atingindo resultados de Y%, diria que espera-se atingir um tal resultado?

    Abraço!!!

    Denis

    ResponderExcluir
  4. Prezado e Tardio Denis,

    Note que o ROI utilizado para vendas é sempre um ROI potencial pois é realizado sobre projeções a partir dos dados disponibilizados pelo cliente e segundo metodologia acordada e aceita entre as partes. Ou seja, nos dois questionamentos que você traz a resposta é sim: podemos usar simulações para um produto novo e simulações para um cliente potencial. Neste ultimo caso, costuma-se chamar este potencial de VALUE PROPOSITION, ou seja, o valor potencial que você pode trazer ao negócio do cliente.
    Espero ter ajudado!
    Um grande abraço!
    Renato Romeo

    ResponderExcluir

 

©2009 VENDAS B2B | Template Blue by TNB